Batista Jerónimo

Batista Jerónimo

A competência nos indivíduos ou é uma dúvida ou é uma certeza.

A competência nos indivíduos ou é uma dúvida, se ainda não exerceu cargos similares ou é uma certeza se já exerceu cargos idênticos e, portanto tem histórico: positivo ou negativo.

Esta semana, o Primeiro-ministro indigitado, António Costa vai dar-nos conhecimento do seu Governo. Começa mal ao dizer que vai haver pequenos acertos, na minha opinião deveria haver uma grande renovação. Temos Ministros cansados, ultrapassados e distanciados da realidade do País, Europa e do Mundo.

Os governos de António Costa, não fogem à regra que, desde a implantação da democracia, remodelação após remodelação, os Governos foram empobrecendo.

Possivelmente, porque quem escolhe também é um “carreirista”, cede ao “polvo” partidário e o recrutamento fica muito limitado e condicionado.

Este Governo, vai enfrentar mais e diferentes dificuldades que o anterior, tanto internas como externas. Daí, que possivelmente nem com os melhores, teremos um futuro risonho, mas com os menos bons, então as perspectivas baixam muito. Começar a governar com estes indícios e incertezas não vai ser fácil, não é bom.

Portugal tem dos melhores quadros, dos melhores profissionais, das melhores pessoas, e depois para o governo vão indivíduos que no privado dificilmente têm lugar nos quadros médios. A ambição é para o bom e para o mal uma característica do ser humano, já o Princípio de Peter é maléfica e reprovável em qualquer organização.

O Primeiro-ministro tem horizontes limitados, não conhece toda a gente, não consegue muitas vezes seduzir os melhores. Então, proponho-me dar uma grande ajuda, para a feitura do novo governo.

Neste pressuposto, a maioria dos Ministros deveria sair, alguns já mostraram bom senso e responsabilidade ao manifestar a sua indisponibilidade para continuar. Os novos deveriam ser recrutados pela competência e pelo comungar dos ideais do PS.

Eu, gostava de ver a Ana Gomes como Ministra da Justiça, pelo passado enquanto embaixadora e depois como Deputada no Parlamento Europeu, revelou coragem e conhecimento portanto, seria uma certeza a criar condições no combate à corrupção, que é o maior problema da democracia.

O Francisco Assis, talvez o melhor ou um dos melhores quadros do PS, penso que seria uma certeza como Vice-Primeiro-ministro. O Professor Doutor Engenheiro Sobrinho Teixeira, pelo que fez no Instituto Politécnico de Bragança enquanto Vice-Presidente, Presidente e Presidente dos IPB de Portugal, juntando o óptimo desempenho com secretário-de estado, seria também uma certeza como Ministro de Ensino Superior ou, melhor ainda, como Ministro da Agricultura.

Três propostas para Ministros - três certezas. Camarada António Costa, não é necessário agradecer, todos temos de contribuir para o bem de Portugal.

Camarada, sobre o Professor Doutor Engenheiro Sobrinho Teixeira, caso não o venha a convencer para integrar o próximo governo, os Bragançanos agradecem pois, desde algum tempo, que os Bragançanos depositam nesta personalidade, a última esperança para dar a volta por cima e retirar do marasmo o concelho de Bragança e a região transmontana.

Bragança, 14 de Outubro de 2019

Baptista Jerónimo


Partilhar:

+ Crónicas