Teresa A. Ferreira

Teresa A. Ferreira

CIM-TTM na Bolsa de Turismo de Lisboa

De facto, há dias felizes. Cada um de nós já o experienciou e pode afirmá-lo. E não me refiro ao título de uma obra minha, mas à vida em concreto.

Vamos trocar isto por miúdos?

Entre os dias 16 e 20 de março, decorreu, na FIL de Lisboa, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. É a maior feira de turismo do país, onde se promove o melhor de cada região.

Assim que soube deste evento, prontamente, procurei mais informações. Se há algo que tenho tentado fazer – não sei se bem ou mal, o público responderá por mim -, é divulgar a região de Trás-os-Montes, para que mais e mais gente se entusiasme a visitá-la e por ela se apaixone.

Este sentir… – é comum a todos quantos residem fora da sua terra natal -, um forte pulsar quando a minha terra se aproxima de mim, ou eu dela, conheceis? A criança que mora cá dentro e vibra de repente de alegria… soltei-a. E o resultado foi ir ver e apreciar, em pleno, a feira.

Encantada, com tudo quanto ia vendo, segui como uma flecha para a área da CIM-TTM onde entrevistei vários representantes das Terras de Trás-os-Montes. Cada um salientou o que melhor caracteriza o seu município: a língua mirandesa, as tradições, o património cultural material (histórico, religioso e arqueológico), o património natural inserido na extensa Rede Natura 2000, os produtos alimentares e bebidas, a oferta hoteleira, as feiras regionais de divulgação de produtos sazonais, as festas e romarias.

"A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) é um agrupamento de municípios, constituída por nove concelhos da NUT-III de Alto Trás-os-Montes, nomeadamente Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais."

Houve lugar à degustação de produtos regionais, apresentando a melhor seleção da nossa gastronomia e vinhos; os Chefes Justa Nobre, Óscar Geadas e Marcos Lopes mostraram os seus talentos apoiados em produtos regionais; os Caretos de Podence chocalharam, pularam, coloriram e encantaram tudo e todos; os Pauliteiros de Miranda do Douro - grupo de Sendim -, atuaram divinamente; e muitas outras manifestações do que há de melhor nas Terras de Trás-os-Montes.

Se temos algo diferenciador, é a forma de receber. Esteve sempre presente gente afável e informada para esclarecer os visitantes.

Da minha parte, cheguei a casa encantada com todo aquele calor humano e por ter visto um excelente trabalho de divulgação.

Deixo-vos com as entrevistas que recolhi.

 

© Teresa do Amparo Ferreira, 21-03-2022 

 

Pedro Silva - Miranda do Douro

 

 

Eduardo Tavares - Alfândega da Fé

 

 

Vítor Correia - Mirandela

 

 

António Valente Carneiro - Caretos de Podence

 

 

Rui Caseiro - CIM-TTM

 

 

 


Partilhar:

+ Crónicas