Henrique Ferreira
De Seguro a Crato
Os dois personagens da semana 38 do ano de 2014, em Portugal, são, sem dúvida, António José Seguro (AJS) e Nuno Crato (NC).
O primeiro é, a partir de hoje, 8 de Outubro de 2014, militante do Partido Socialista (PS) e docente de uma universidade não informada. O segundo ainda é Ministro da Educação desde cinco de Junho de 2011, data da tomada de posse do XIX Governo Constitucional, baseado numa coligação PSD/CDS.
O primeiro, AJS, foi, desde Junho de 2011, Secretário Geral do PS, não soube defender-se das investidas dos gurus do PS e perdeu, em 28 de Setembro de 2014, as eleições primárias que ele próprio convocou contra tais históricos, dirigidos por Mário Soares e António Costa, indo este a votos. Derrotado por 67% contra 33%, AJS não aguentou a derrota e, em vez de lutar, fugiu.
O segundo, NC, ilustre demagogo da arte da ensinagem, instalou todo o mal possível na Administração Educativa, terminando o trabalho sujo iniciado por José Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues mas é incapaz de reconhecer os erros e trata de transformar o Estado de pessoa de bem em mulher de Pilatos. Além disso, tratou de transformar o Estado de Direito em Estado de Administração Absoluta, destruindo qualquer responsabilidade contratual com terceiros mas entende-se predestinado para o cargo.
AJS e NC representam duas formas opostas de estar na vida e na política. O futuro os julgará.