João Gabriel Martins

João Gabriel Martins

Governo Central de Lisboa 10 - Município de Vila Real 0

Recentemente fomos brindados com a notícia que “o edifício do IPDJ de Vila Real poderá ser transformado em residências universitárias, ao que consta, o Governo publicou uma lista de edifícios do Estado, que poderão ser utilizados para alojamento universitário, caso assim as universidades o desejem.” (in UniversidadeFM)

Há muito tempo que debato este tema no seio do PSD Vila Real, aliás, os membros da Assembleia de Freguesia de Vila Real eleitos pelo PSD, na reunião de assembleia de dia 28 de Dezembro de 2018, colocaram e alertaram, para a seguinte questão:

- Pousada da Juventude, um processo esquecido pela autarquia.

Por inércia, teve que ser o Governo Central de Lisboa a sinalizar o respetivo edifício para a sua transformação em residência universitária, e não o Município de Vila Real, por sua iniciativa, a propor isso aos camaradas socialistas do Governo Central da sua cor partidária, e à UTAD como é óbvio.

Em 2017, no período de campanha eleitoral autárquica, os candidatos pelo PSD à assembleia de freguesia de Vila Real incluíram, e bem, essa mesma proposta no seu programa eleitoral. Assim sendo, é com bastante agrado que vejo que o caminho poderá ser esse, num futuro próximo.

A maioria dos jovens residentes em Vila Real, que estudam na UTAD, podem até nem ser naturais da "bila", e porventura também não serem recenseados no concelho de Vila Real, mas são tão importantes na sua economia local que deveriam ser muito mais considerados e levados a sério como “os de cá”. Tenho a plena certeza que se fossem todos, eleitores no concelho de Vila Real, o rumo da história seria outro!

Porque estarão estes jovens esquecidos pelo executivo socialista de Vila Real? Alias, já não é a primeira vez que este “esquecimento” existe. “Lembram-se deles”, quando, esporadicamente, fazem “barulho” num evento académico, somente para retirar à AAUTAD as respetivas licenças de organização, tal como aconteceu em 2017 no celebre caso das “Barraquinhas”.

Sim, ainda está bem viva na memória dos estudantes, quando, com a mesma mão que deram, retiraram, injustamente, licença para os três dias tão tradicionais da vida académica da cidade e dos seus estudantes. “Sem dó nem piedade” prejudicaram o negócio a muitos dos nossos cafés/restaurantes, além que impossibilitaram aos núcleos de estudantes da UTAD, a oportunidade de fazer os habituais lucros na primeira “festividade académica” de um ano letivo, que tão importante se torna para a sua gestão.

Caro leitor, para melhor perceber o que pretendo alertar, dou apenas o exemplo seguinte:

 A Associação Académica da UTAD há poucos anos, unificou o seu cartão de sócio/estudante ao cartão jovem associado à Movijovem - entidade com responsabilidades na gestão das pousadas da juventude e que agora é liderada por um flaviense, ex-presidente da federação distrital da JS de Vila Real. Incrível é, que nem assim os detentores deste cartão jovem, podem, no presente, usufruir da vantagem deste protocolo para pernoitar, a preços de baixo custo, numa pousada da juventude de uma capital de distrito que é Vila Real, tal como acontece em muitas outras.

O partido socialista chegou à liderança política na câmara municipal do nosso concelho há 6 anos! E ainda não tiveram tempo suficiente para resolver isto? “Esqueceram-se”! A falta de visão estratégica, em prol dos jovens de Vila Real, é por demais evidente.

Por outro lado, e ao que parece (… parece…), para o governo central, foram “só” precisos 4 anos para que o problema fosse identificado e o o processo de reaproveitamento do edifício do IPDJ (ex-Pousada de Juventude), iniciado! A ver vamos… mas, para já, o governo central ganha 10 a 0!

Em Vila Real, de boca, “ouvem-se” muitas vezes slogan’s respeitantes a “obras”.

Nem que para isso se façam repetidas conferências de imprensa para anunciar anúncios já anunciados. Mas como mais este caso denota, “obras” de interesse para os jovens, é só de boca! Olhando melhor aqui para o relógio digo que, está na hora! Na hora de pegarem nas malas e irem-se embora!


Partilhar:

+ Crónicas