Teresa A. Ferreira

Teresa A. Ferreira

Jorge Lage apresentou: Diziam os antigos... Algumas memórias

A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Lisboa, bate-se forte pela cultura. Ali, os autores transmontanos e alto-durienses, podem apresentar publicamente as suas obras aos sócios e convidados, enriquecendo-os com o seu saber. 

A última apresentação a que assisti foi de Jorge Lage com a obra Diziam os antigos... Algumas memórias.

Esta obra é uma coletânea de textos que o autor publicou em vários jornais e reuniu em livro. Prefaciado por Jorge Golias em que intitula a obra como Riqueza histórica e etnográfica, vai mais longe no seu desenvolvimento apelando à sua inclusão no Plano Nacional de Leitura. 

Júlia Serra, crítica literária, intitula o livro como um almanaque dos afazeres agrícolas, desfiando as várias épocas do ano e os serões à lareira acompanhados de histórias ora mirabolantes, outras de amedrontar. Quanto à escrita, diz-nos que Jorge Lage faz questão de usar a língua charra de forma natural, cujo objetivo do autor foi dar voz ao povo. 

Jorge Joaquim Lage é natural de Chelas, Mirandela, e autor de vasta obra publicada, tendo sido agraciado com vários prémios literários.

E quanto a vós, meus caros amigos, façam o favor de ler Diziam os antigos... no doce embalo de quem vai lendo um texto que chama outro, e depois outro e outro...


© 𝑻𝒆𝒓𝒆𝒔𝒂 𝒅𝒐 𝑨𝒎𝒑𝒂𝒓𝒐 𝑭𝒆𝒓𝒓𝒆𝒊𝒓𝒂, 24-11-2023

   𝙉𝙖𝙩𝙪𝙧𝙖𝙡 𝙙𝙚 𝙏𝙤𝙧𝙧𝙚 𝙙𝙚 𝘿𝙤𝙣𝙖 𝘾𝙝𝙖𝙢𝙖,
   Mirandela, Bragança, Portugal.





Partilhar:

+ Crónicas