Alexandre Parafita

Alexandre Parafita

Manifestação de “desinteresse”

Recebi nesta quadra, provenientes de pessoas e instituições portuguesas, um número considerável de mensagens natalícias em língua inglesa. Não respondi a nenhuma delas, ao invés do que geralmente faço quando recebo os habituais votos simpáticos de Boas Festas.

E não respondi porque acho reprovável que, num momento tão maternal e identitário, haja portugueses que optem por comunicar com outros portugueses em inglês. Revelam preconceito em relação à nossa Língua-Mãe, a Língua Portuguesa.

E se já me inquietava saber que há portugueses (?) que têm preconceito em afirmar o português no universo de outras línguas, muito mais me inquieta perceber que há quem tenha preconceito em usar o português quando fala com outros portugueses.

Estando, pois, a aproximar-se o Ano Novo, manifesto desde já absoluto desinteresse em receber mensagens de pessoas ou instituições portuguesas que não se expressem na nossa Língua-Mãe. A língua em que aprendemos a amar e a pensar. A língua de Pessoa, de Camões, de Florbela... O nosso Património pátrio mais precioso.

 


Partilhar:

+ Crónicas