Alexandre Parafita
Os inaptos governantes e quem os assessora
Deixo aqui um pedaço do artigo que publiquei no JORNAL DE NOTÍCIAS no passado 27 de agosto.
E serviu para quê? No mínimo, para tentar mostrar que a comunidade científica sabe o que há a fazer com a floresta e as novas ameaças dos incêndios.
Os inaptos governantes e quem os assessora é que não sabem. E, pelos vistos, não querem saber. (ver o que escrevi no artigo anterior).
Porque não recorre o governo a cientistas como os Profs. Domingos Lopes, Paulo Fernandes, Rui Cortes, Emília Silva (que foi presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais), Luís Lopes, João Santos e mais alguns da UTAD, que são quem mais sabe em Portugal sobre gestão florestal, novos comportamentos do fogo, gestão da água e alterações climáticas, gente que anda, há anos, no terreno e, com os seus conhecimentos, vai dando cartas nos congressos científicos de todo o mundo?
Este preconceito em relação a quem trabalha no Interior, preferindo recorrer aos “sábios” dos gabinetes da capital (alguns provavelmente não distinguem um azevinho de um pinheiro bravo), tem de acabar.
Isto se quiserem salvar o que sobra deste pobre país, que continua, claramente, nas mãos de uma chusma de incompetentes.