Henrique Ferreira

Henrique Ferreira

Porque a esperança nunca morrerá

Sim, desejo-te feliz e próspero Ano 2021 porque a esperança de que o futuro nos seja melhor é a alma-mater do ser humano. Mesmo que estejamos a morrer, desejamos viver. Somos pobres e sonhamos que nos saia o Euromilhões em sorte e em sorteio para podermos realizar os nossos sonhos.

Ah! já me esquecia: o desejo de sermos felizes mas também o desejo de termos connosco quem amamos. Além da alma-mater da esperança, temos a alma-mater da felicidade e ela exige sempre um outro ou uma outra além de nós.

Por isso, não pode haver nem esperança nem felicidade sem amor. O amor enche o nosso coração e preenche-nos a alma. O amor pode estar em tudo e em toda a parte. Tem tantas formas que é impossível dizer que alguém não ama. É uma palavra equívoca mas, ao mesmo tempo, abrangente da totalidade dos seres e da natureza.

Ao fim e ao cabo, é uma forma de amor que nos faz expressar o desejo de um feliz e próspero 2021, mesmo que saibamos que não vai ser nem uma coisa nem outra. Mesmo que tenhamos a certeza de que não vai ter nenhuma destas qualidades. Só que é a nossa capacidade de amar que nos transporta para a esperança e a esperança para a felicidade e a felicidade para o amor.

É um triângulo ou um quadrado? Esperança, felicidade, amor, comunhão. Afinal, é um quadrado porque faltava a comunhão. Porque o amor é comunhão. Comunhão de um sentimento, de um desejo, de uma união, seja ela física ou espiritual, de um pensamento, de uma filosofia, teoria, doutrina ou religião.

Também já me esquecia: este ano, o amor é essencialmente físico. Transporta o desejo de boa saúde. Saúde sem SARS-CoV-2 porque este malandro ocultou as outras doenças e já pensamos que estar bem de saúde é não ter SARS-CoV-2.

Assim, por causa deste vírus, tenho de transformar este quadrado em pentágono, acrescentando a ilusão. A ilusão que nos dá a esperança, a esperança que nos dá a felicidade, a felicidade que nos dá o amor, o amor que nos oferece a comunhão, a comunhão que nos transporta para a ilusão.

Seja feliz, pelo menos durante 2021, nem que seja numa ilusão. Olhe, eu acabo de ter uma experiência extraordinária. Aprendi que sou feliz a escrever com espontaneidade. Só demorei cinco minutos a escrever este texto.

Seja também feliz, seja como for, com quem for, para onde for, quando for  e para quem for. Acredite que lhe quero o melhor bem do mundo. Seja feliz.

Obrigado

Bragança, um de Janeiro de 2021


Partilhar:

+ Crónicas