Teresa A. Ferreira
Praia Fluvial do Rabaçal - um encanto; a de Miradezes – um desaire
Nos quinze dias de férias, que passei em Trás-os-Montes, muito vi e senti.
Como o calor apertou, normal por estes lados em agosto, resolvi ir refrescar-me até à Praia Fluvial do Rabaçal, Possacos, Valpaços. Tinha lido na comunicação social que havia uma nova praia. Por que não experimentar?
No seu todo, fui agradavelmente surpreendida embora tenha a lamentar: a falta de sinal de telecomunicações, tanto de telemóvel como Internet; e o depósito de lodo no fundo do rio. Em contrapartida, fui bem acolhida pela rececionista da praia, tendo-me oferecido alguma documentação de suporte; os dois nadadores-salvadores foram muito prestáveis, referiram que os utentes cumpriam as regras de utilização do espaço e, até à data, não tinha havido nenhuma ocorrência. Vi um espaço bem concebido, tanto para crianças como para adultos, assim como para utentes com mobilidade reduzida. Além da Praia Fluvial, que é de entrada livre, existe uma zona de merendas, um parque infantil, serviço de bar e um parque de campismo. Esta praia está instalada na margem direita do rio Rabaçal.
Valpaços tem para oferecer aos amantes da natureza, de espaços lúdicos e património cultural, vários pontos de interesse: Ecovia do Rabaçal, Ponte do Arquinho, Ponte de Vale de Telhas, Via Ferrata, Praia Fluvial da Ribeira da Fraga e Passadiço, Praia Fluvial de Rio Torto, Moinhos de São Pedro de Veiga de Lila, Castro de Ribas, Centro de Observação de Aves Aquáticas, etc.
E, como gosto de variar, no dia seguinte, fui experimentar a tão anunciada Praia Fluvial de Miradezes, Mirandela, banhada pelo mesmo rio Rabaçal. Não vou alongar-me em comentários.
Vejam os dois vídeos, um de cada local, e tirem as vossas conclusões.
Texto e vídeos:
© Teresa do Amparo Ferreira, 29-08-2021
Praia Fluvial do Rabaçal - Valpaços
Praia Fluvial de Miradezes - Mirandela