Chrys Chrystello

Chrys Chrystello

Sociedade de valores invertidos

7.11.2021

Crónica 423 sociedade de valores invertidos 

 

A imagem acima retrata bem a sociedade global em que vivemos de valores invertidos. Não precisa de legenda nem de explicação, o mesmo se aplica aos falsos heróis sejam eles do desporto ou de outras áreas. Ganham milhões, são bons profissionais a preço de ouro e são idolatrados, outros que sem meios nem salários milionários fazem ações meritórias nem uma nota de rodapé merecem.

O voyeurismo é rampante, temos um primeiro-ministro, ministro ou presidente a fotografar uma família pobre a quem deu uma esmola com o dinheiro de todos nós e isso ocupa parangonas de jornais e telejornais. Outros que ajudam sem ser a caridadezinha salazarenta passam despercebidos. Cientistas, novos e velhos com grandes descobertas e invenções passam ao largo dos noticiários e qualquer “fait-divers” de uma pseudo-celebridade enche páginas de jornais e revistas cor-de-rosa.

Há uma inversão total de valores que insidiosamente permeia a mente dos mais jovens desde muito jovens e em vez de inculcar princípios de justiça, equidade e mérito apenas incentiva à futilidade. Infelizmente é nesse mundo que vivemos há já umas décadas e não se espera que a situação mude, a programação e os algoritmos que comandam a sociedade não o permitiriam para não alterar a agenda global de massificação e formatação mental.

Outro exemplo de inversão de valores são os milhões desperdiçados no Novo Banco e outros em vez de se indemnizarem os que ali tinham poupanças duma vida inteira e dinheiro investido. Por seu lado a justiça tem sempre dois pesos e medidas, uma para os ricos e poderosos cheia de leniência e uma draconiana para os restantes.

A selva em que a sociedade se transformou perdeu o respeito pelos mais velhos e sua imensa experiência e sabedoria para emular a gratificação instantânea e fútil da trivialidade e superficialidade. Não me revejo nesta sociedade de valores invertidos e sei que somos poucos a vê-la e escalpelizá-la deste modo. Nos anos poucos que me restam, disponho apenas deste espaço para o denunciar e esperar pela clarividência de outros.


Partilhar:

+ Crónicas