“Verdadeiramente Jovem, Livre e Independente”

Nos últimos anos, um pouco por todo o distrito de Vila Real, a oferta de atividades juvenis ligadas à participação cívica, intervenção, realização de eventos criativos e adaptada à geração mais jovem tem sido escassa e, por vezes, quase inexistente. A meu ver, no atual panorama, qualquer jovem que queira contactar com figuras relevantes do panorama cultural e político ou até ter acesso a congressos, debates, palestras e outras atividades tem de se dirigir aos grandes centros urbanos (Lisboa e Porto).

Embora seja uma cidade feita de jovens, Vila Real ainda não reúne condições para que esta massa juvenil consiga ter um acesso completo a atividades que a motive a ter uma voz e um papel ativo na cidade e no distrito. Não obstante, o Município de Vila Real juntamente com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) tem realizado um trabalho de excelência neste sentido ao longo dos últimos anos, uma vez que proporciona aos cidadãos vila-realenses um maior contacto com personalidades nas diversas áreas. Contudo, apesar dos esforços realizados pelas duas entidades, não conseguimos visualizar um número significativo de eventos vocacionados para jovens. Aliás, todas as oportunidades existentes são escassas, dispendiosas ou incompatíveis com o ritmo de vida desta faixa etária. 

Na minha opinião os jovens estão cada vez mais limitados - e não por escolha própria - para participar em atividades políticas, em grupos de ativismo por causas ou em qualquer outro tipo associação que esteja ligada aos temas que apelam à imaginação, à criatividade e ao pensamento da juventude. Por um lado, nas juventudes partidárias – devido à limitação ideológica e indisponibilidade para realmente trabalhar por causas que interessam aos jovens, por outro lado, em grupos não partidários limitados apenas por uma causa, deixando todas as outras de lado.

Por estes motivos e por muitos outros do conhecimento geral nasce a “Youth Academy” com o lema “Verdadeiramente Jovem, Livre e Independente”, uma associação abrangente, que proporcionará uma diversidade de escolha, formada por e para jovens, com o principal objetivo de promover uma relação de proximidade entre as mais relevantes figuras do panorama cultural e político português e internacional, e os nossos “Youth Associates”.

A Youth Academy, está neste momento, numa fase importante, a trabalhar com as várias instituições como o CMVR, a UTAD e o IPDJ para proporcionar aos jovens uma oferta de excelência. Não podemos de forma nenhuma estar alheados das instituições que representam os cidadãos e os acompanham diariamente. É nosso desejo, daqui em diante, anunciar novas parcerias - nas quais todos devem estar envolvidos – nesta que será uma preparação dos jovens que, no futuro, serão os homens e mulheres que comandarão os nossos destinos!

Não me resigno, enquanto jovem, de deixar o meu contributo para a cidade e acima de tudo para todo o distrito. É meu dever, aliás, é o nosso dever! Se queremos uma Vila Real melhor no futuro, temos de começar agora a formar e a envolver os jovens de forma independente e livre, sem amarraras partidárias ou ideológicas. Todos são bem-vindos, todos são importantes, todos são necessários na construção de uma sociedade ativa, solidária, interventiva, informada e irreverente.

Por fim, apelo à tua participação neste projeto - pensado para ti com o objetivo de te proporcionar mais oportunidades e um maior dinamismo na tua participação na sociedade e na tua cidade/distrito. Torna-te Youth! Inscreve-te através da ligação em anexo e acompanha as nossa redes socias:

 

Torna-te “Youth Associate”: http://bit.ly/Torna-teYouth

 Podem encontrar-nos no Facebook, no Instagram e através das nossas redes sociais

acompanhar o que estamos a preparar para ti.

Facebook: https://www.facebook.com/youthacademy.vilareal/

Instagram: https://www.instagram.com/youthacademy.vilareal/


Partilhar:

+ Crónicas