«Naquele dia, o viajante estava num Parque de Estudo e Reflexão, junto ao monólito, a olhar para o interior do recinto e vendo ao fundo a oficina, instalada num contentor adaptado. Sabia que estava ali mais gente, mas não via ninguém.
Crónicas de ...
No início deste mês, tive ocasião de participar como moderador num workshop sobre os direitos das pessoas com deficiência, promovido pelo Observatório dos Direitos Humanos (www.observatoriodireitoshumanos.net).
No seu aclamado livro, “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, o escritor israelita Yuval Noah Harari destaca, além do mais, a função das crenças e das ficções (isto é, das imagens ou representações mentais) como sustentáculo dos sistemas sociais, económicos e políticos, bem como o seu poder para os moldar.
A recente tomada de posição do Presidente da Câmara Municipal do Porto sobre a iniciativa de descentralização do Governo, ameaçando abandonar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), veio chamar a atenção para os problemas que este processo está a suscitar.
O valor e a perenidade de qualquer mensagem dependem da verdade interna que a mesma transmite.
Nestes últimos dias, a sucessão de acontecimentos em torno da crise ucraniana deixou-nos estupefactos, especialmente face ao retorno da guerra ao solo europeu.
No prefácio do excelente livro “As Rotas da Seda”, do historiador britânico Peter Frankopan, pode ler-se em dada altura:
Nos últimos dias de cada ano, é comum ouvir-se e ler-se acerca dos balanços do ano que finda, nos mais variados domínios: político, económico, cultural, desportivo, etc.
As imagens dos migrantes na fronteira da Bielorrússia com a Polónia, mas também daqueles que tentam chegar à Europa por via marítima ou ao Reino Unido através do Canal da Mancha, bem como aos Estados Unidos a partir da América Central, mostram um fenómeno global que evoca a experiência dos portugueses
A notícia chegou a meio do verão deste ano, abrindo a curiosidade de todos aqueles que gostam e entendem a importância do estudo da História humana, em geral, e da sua arte, em particular: em Mirandela, vai ser possível visitar a maior concentração portuguesa de pintura rupestre.
- 1
- 2
- 3
- seguinte ›
- última »