Chama-se José Jorge Teixeira e tem 51 anos, é transmontano.
É professor de Física e Química do ensino Secundário, no Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, em Chaves, e venceu a 3ª edição do Global Teacher Award 2020 & Teacher Inspiraton Week, um concurso mundial, com sede na Índia.
Jorge Teixeira é o primeiro português a ganhar o Global Teacher Award 2020. O concurso mundial premeia a excelência no ensino e a sua contribuição para a construção da sociedade, com base num ensino inspirador.
Em 2018, Jorge Teixeira foi considerado o melhor professor de Portugal pelo concurso Global Teacher Prize. Em 2019 ficou na lista dos 50 melhores docentes do mundo. Neste ano, marcado pela crise pandémica da Covid-19, conquista o Global Teacher Award 2020.
O docente de física e química fundou, há 14 anos, na Secundária Fernão de Magalhães, em Chaves, o “Clube do Ensino Experimental das Ciências (CEEC), um clube informal que articula com o ensino formal”.
O lema é “os alunos devem aprender física e química de forma divertida”.
O professor inscreveu-se, em fevereiro, no concurso e conseguiu chegar à fase de apresentação de um trabalho prático experimental, onde teve a ajuda dos alunos do 10.º ano da Escola Secundária Dr. Júlio Martins. Com o nome “Trabalho Prático Experimental na Era COVID-19”, o projeto destacou o ensino à distância através de calculadoras gráficas e micro:bits (um "computador" de placa única utilizado para ensino de conceitos básicos de computação e programação de computadores).
O Diário de Trás-os-Montes quis saber qual o segredo do sucesso das aulas deste professor e deslocou à Escola D. Júlio Martins em Chaves, ao seu clube, fizemos-lhe uma breve entrevista, falamos com os seus alunos e com o diretor da escola Joaquim Tomaz, eis o resultado.
Reportagem de Carlos do Espírito Santo e António Pereira. Edição de Ana Margarida Costa Leite.