O atleta vilarealense, de 31 anos, Mário Trindade, vai receber no próximo dia 20, a medalha de mérito juvenil municipal. Um galardão atribuído este ano pela primeira vez pela autarquia, e que em termos colectivos será atribuído à Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

No dia em que se comemora a elevação de Vila Real à qualidade de cidade, ocorrida há 82 anos, a homenagem por proposta da Juventude Social Democrata (JSD) inclui uma medalha e um prémio monetário de 500 euros, que segundo Mário Trindade, \"vai reverter para a participação em mais competições, com o sonho de ainda vir a ser possível participar nos Jogos Paraolímpicos de Pequim\".

Mário Trindade começou a competir apenas em 2003, mas em 2006 foi campeão nacional da Classe T53, nas distâncias de 100, 200 e 400 metros e recordista nacional da mesma classe nos 100 e 200 metros. Em 2005 foi vice-campeão nacional dos 800 e campeão nacional dos 100 e 200, e obteve, ainda, os terceiros lugares nos 400 e nos 1500 metros. Participou, sempre com bons resultados, em várias provas por todo pais, e também em Espanha e Suíça.

Para além do atleta, vão ser homenageados com as habituais medalhas de ouro e prata, a escritora Luisa Dacosta, o reitor da UTAD, Mascarenhas Ferreira, o sexto conde de Vila Real, Francisco de Sousa Botelho de Albuquerque (pai do actual conde), o padre Salvador Parente Ribeiro, o antigo futebolista José Augusto Rocha, a praticante de tiro Sara Ribeiro, o antigo árbitro Pereira e Silva, o dinamizador da banda da Portela, Manuel Gonçalves, o capitão Raul Ferreira de Carvalho, o capitão Nelson Fontinha, o cirurgião Ruy da Fonseca Branco, os funcionários Angelo Almeida (falecido) e Borges Amaral, quatro presidentes de juntas de freguesia (três PSD e um PS), o investigador Elisio Neves, o centro de radiodiagnóstico Neutrão e os laboratórios Pioledo.

As comemorações são este ano dedicadas ao desporto automóvel, com o lançamento do programa desportivo das corridas de Vila Real, que decorrem em cinco, seis e sete de Outubro próximo.



PARTILHAR:

Acessos dificultam trabalhos

Braga recruta Pizzi