A Câmara de Vila Real anunciou a realização de três candidaturas ao Programa AGRIS, no valor de 1.285 milhões de euros, para a beneficiação da rede viária, colocação de sinalização e prevenção dos incêndios florestais no concelho.

A câmara candidatou-se ao AGRIS porque, segundo Álvaro Ribeiro, dos serviços municipais de protecção civil, o concelho possui uma área florestal "extremamente significativa", presença de elevada carga de combustível, ausência de uma gestão eficaz e possui riscos associados a uma ausência de intervenção.

No concelho foram definidas como prioritárias as freguesias de Mouçós, Vale de Nogueira, Andrães e Mateus, de Abaças, Guiães, Nogueira, Ermida, Folhadela, Borbela, Adoufe e Lordelo, no total de 7.000 hectares.

As três candidaturas, prevêem um investimento total de 1.285 milhões de euros e, anualmente, será efectuado um investimento total de 257 milhões de euros. No âmbito deste programa, vai ser colocada, nos próximos cinco anos, sinalização de estruturas contra incêndios, realizada a beneficiação da rede viária, operações de silvicultura preventiva e criadas áreas de lazer.

O objectivo é, segundo Álvaro Ribeiro, a prevenção de fogos florestais e a protecção do património existente.

Também hoje foi constituída a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, imposta pela Lei nº 14/2004 de 08 de Maio.

Além de elementos da autarquia, fazem parte desta comissão representantes do Regimento de Infantaria 13, da Direcção Geral dos Recursos Florestais, Parque Natural do Alvão, bombeiros da Cruz Verde e Cruz Branca, GNR, PSP e Produtores Florestais.

Esta comissão tem como missão coordenar, a nível local, as acções de defesa da floresta contra incêndios florestais e promover a sua execução.

O presidente da câmara, Manuel Martins, salientou que a autarquia cumpriu a lei ao instalar esta comissão, mas frisou que, esta mesma lei apareceu numa altura em que as câmaras já têm os seus orçamentos feitos e não contemplam este aspecto de prevenção dos fogos florestais.

"Se o Governo agora não nos der contrapartidas financeiras, não podemos fazer muito mais do que as candidaturas ao AGRIS", sublinhou.

O AGRIS é um programa de incentivos destinado principalmente a pequenos agricultores para melhorar a competitividade agro-florestal e a sustentabilidade rural.



PARTILHAR:

Promessa eleitoral

Calamidade