O distrito de Bragança perdeu na última década mais de 12 mil habitantes, segundo os resultados preliminares do Censos 2011, que confirmam a tendência de desertificação do interior do país, sobretudo das zonas rurais.
De acordo com as estatísticas oficiais, este distrito perdeu 12424 pessoas, passando de uma população de 148883 habitantes para 136459.
Entre os 12 concelhos, todos perderam população, com a excepção de Bragança que ganhou 595 pessoas.
O concelho de Mirandela, o segundo maior do distrito, foi o que mais gente perdeu, mais de 1900 habitantes, apesar de a cidade ter ganhado mais 900 residentes.
Para o presidente da Câmara de Mirandela, José Silvano (PSD), os números confirmam que \"é clara e objectiva a sangria do interior\" e mais preocupante das zonas rurais.
Segundo o autarca social democrata, mais de metade da população do distrito está concentrada nas três maiores cidades: Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros.
\"As aldeias estão cada vez mais vazias, só têm idosos\", afirmou. Na opinião do autarca, a população que vai ficando na região concentra-se nos maiores núcleos urbanos porque é aí que ainda vai havendo emprego.
A criação de postos de trabalho é o caminho que o autarca entende deve ser seguido para inverter a tendência de despovoamento, mas ressalva que \"já não passa por medidos regionais\".
\"Se não houver uma operação integrada que crie emprego para fixar pessoas\" o problema não se resolve, na opinião de José Silvano que defende a necessidade de \"uma política nacional\" neste sentido.
Apesar a região ter cada vez menos gente, o número de famílias cresceu ligeiramente de 55608 para 55779 e a construção disparou com os alojamentos disponíveis a corresponderem a quase o dobro das famílias, subindo de 94238, em 2001, para 100667.
O distrito ganhou mais de dois mil edifícios, contabilizando actualmente 84442 contra os 82067 de 2001.
Em termos estatísticos, Bragança dispõe de uma casa para quase cada habitante, já que de acordo com os dados dos Censos 2011, existe uma alojamento para cada 1,3 habitantes.