Uma empresa italiana ligada ao fabrico de alimentos compostos para animais quer instalar uma unidade fabril no concelho de Mogadouro. Caso o projecto avance está prevista a criação de cerca de 150 postos de trabalho de forma directa. O valor do investimento ainda é desconhecido.

Ao que foi possível apurar, a fabrica poderá ficar instalada na freguesia de Vila de Ala, podendo mesmo afectar uma área envolvente aos antigos silos de armazenamento de cereais adquiridos pela autarquia de Mogadouro à EPAC e localizados na antiga estação de caminho-de-ferro.

Apesar de ser um investimento considerável, a Câmara de Mogadouro mostrou-se relutante, no início, devido ao eventual perigo de poluição, já que os maus cheiros deverão ser um facto.

Para melhor se perceber todo o funcionamento da unidade de transformação, uma embaixada composta por elementos do Executivo municipal de Mogadouro e Junta de Freguesia de Vila de Ala deslocaram-se a Milão (Itália) para melhor conhecer todo o funcionamento da fábrica de rações. Segundo Morais Machado, presidente da Câmara de Mogadouro, não foram notados quaisquer atentados ambientais na fábrica italiana. A unidade que poderá vir a ser construída em Mogadouro obedecerá aos mais rigorosos critérios de protecção ambiental, já que é uma das condições imposta pela autarquia.

\"A fábrica tem como base o aproveitamento das partes não comestíveis dos frangos produzidos em aviários, como é o caso do sangue, penas e gorduras e transforma-os em alimentos para peixes e cães. A matéria-prima a utilizar será em grande parte trazida da vizinha Espanha. O produto final destina-se ao mercado europeu,\" explicou Morais Machado.

A proximidade de Mogadouro com Espanha teve um papel determinante na escolha do empresário italiano, já que os acessos para a zona de Zamora e Salamanca são rápidos. No próximo ano a fábrica deverá estar em laboração.



PARTILHAR:

Engenharia Mecânica da UTAD

Quase 100 elementos da GNR mobilizados, apoio de um helicóptero