A Universidade de Vila Real vai debater, a 18 e 19 do mês corrente, o papel da única licenciatura portuguesa em Enologia, criada em 1989, na melhoria da qualidade dos vinhos nacionais, anunciou hoje o coordenador do curso.
Gilberto Igrejas adiantou à Agência Lusa que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) possui a única licenciatura em Enologia do país, que forma anualmente dezenas de alunos que têm contribuído de \"forma inegável\" para a melhoria da qualidade dos vinhos que actualmente se produzem em Portugal.
Para reforçar o \"papel fundamental desta nova geração de enólogos na mudança do sector vitivinícola nacional\", a UTAD promove entre os dias 18 e 19 de Novembro o \"Encontro de Viticultura e Enologia\".
Segundo o professor, vão participar nesta iniciativa cerca de 250 profissionais do sector, sendo na sua larga maioria antigos alunos da UTAD, licenciados nos cursos de Enologia e de Engenharia Agrícola da academia trasmontana.
O responsável defende que estes licenciados \"melhoraram e implementaram algumas das tecnologias nas diversas etapas, desde a instalação da vinha até à comercialização do vinho, assumindo um papel fundamental no apoio aos vitivinicultores e empresas por todo o país\".
Acrescentou que, há alunos e ex-alunos da UTAD a trabalhar em todas as regiões vitivinícolas do país.
\"O aumento da competitividade no mercado externo e da qualidade no sector, traduzido numa elevada diversidade de vinhos produzidos durante os últimos 20 anos, está altamente relacionado com a chegada desta nova geração de enólogos\", salientou.
Frisou ainda que \"muitos dos seus alunos, que são responsáveis já ganharam prémios em certames internacionais\".
O curso pretende dar uma formação nos aspectos relativos à instalação de vinhas, ao adequado desenvolvimento fisiológico da videira, aos factores condicionantes da qualidade da matéria-prima, à higiene, processos de vinificação, controlo analítico dos vinhos com o objectivo de maximização da qualidade e no controlo de qualidade.
Segundo Gilberto Igrejas, a UTAD quer reformular a licenciatura em Enologia de forma a torná-la mais prática e reforçar a colaboração com as adegas e instituições da região.
O programa do \"Encontro de Enologia e Viticultura\" inclui sete painéis de discussão, através do quais se pretende debater o papel da UTAD na formação superior nesta área ao nível do país, a melhoria e a implementação de novas técnicas no sector vitivinícola, a evolução da viticultura e a responsabilidade ambiental, os vinhos de diferentes regiões e os processos enológicos, as experiências empresariais, o marketing, os projectos de investigação e a aplicação de novas tecnologias.
Realizar-se-á ainda uma mesa redonda onde serão discutidos a reforma do sector vitivinícola nacional, o enoturismo e a situação profissional dos enólogos.