O jovem Maestro Lourenço Cruz foi o grande vencedor do Concurso Internacional de Direção de Orquestra, inserido no Workshop de Música Sacra 2019, que decorreu entre os dias 8 e 13 de abril, na localidade de Villena, em Alicante, Espanha.
Desde 2014 dirige a Orquestra Energia em Murça e actualmente a Banda Marcial Murça é constituída por 56 elementos, a maior parte deles jovens, sendo o seu director artistico o jovem maestro Lourenço Cruz.
O projeto Orquestras Energia Fundação EDP permite o acesso a formação musical de crianças e jovens que vivem em contextos de exclusão social, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Murça e a Artemir, a Orquestra Energia de Murça, desde 2011, já formou mais de 100 crianças e jovens.
Incentiva o sucesso académico e combate o abandono escolar, promovendo o trabalho de equipa, a disciplina e a responsabilidade para uma melhor cidadania.
Após uma semana intensa de formação e realização de provas, supervisionadas pelos Maestros Gerardo Estrada (Orquestra da Rádio e Televisão de Bielorrússia), Yuri Galyas (Orquestra Sinfónica do Teatro de Bielorrússia) e Isidro Alemañ ( Orquestra Sinfónica de Villena), os nove concorrentes oriundos das várias partes do mundo (Colômbia, Costa Rica, Equador, Venezuela, Itália, Espanha e Portugal) tiveram que prestar provas nas diferentes áreas da Direção Orquestral, demonstrando as suas capacidades em como interagir com uma Orquestra; detetar e solucionar falhas musicais; realizar concertos; planear e organizar ensaios orquestrais, entre outras atividades.
Todos esses parâmetros foram alvo de uma avaliação contínua por parte de um júri e submetidos a um processo de votação entre o concertino, os solistas e da própria Orquestra Sinfónica de Villena.
O resultado final do concurso foi o seguinte:
1º Prémio e Medalha de Ouro atribuído ao Maestro Lourenço Cruz (Portugal);
Com este prémio, Lourenço Cruz terá de dirigir várias Orquestras em Bielorrússia (Polónia).
2º Prémio e Medalho de Prata concedido ao Maestro Joaquim de la Cuesta (Espanha);
3º Prémio e Medalha de Bronze atribuído ao Maestro Cristóbal Quirós (Espanha).
Prémio especial da Orquestra concedido ao Maestro César Baldonimo ( Colômbia).
Prémio Jovem Promessa, o Maestro Manuel Jurado (Venezuela).