Já foi escolhida a empresa que vai construir o primeiro grande centro comercial em Chaves. A A . Santo Empreendimentos Turísticos, S A., com sede em Cascais, foi, entre um total de cinco concorrentes, a firma que mais dinheiro ofereceu à Câmara de Chaves - cerca de 2,5 milhões de euros - pela maior parcela de terreno onde o empreendimento vai nascer o actual campo da Associação Desportiva Flaviense.

O terreno em causa foi a concurso, pelo preço base de 1,3 milhões de euros, precisamente com a obrigatoriedade da empresa vencedora construir no local um centro comercial, apresentar um plano de urbanização para o espaço e construir, ou deixar área disponível para a Câmara criar no local um centro coordenador de transportes.

Segundo a proposta apresentada pela A . Santo Empreendimentos Turísticos, SA., o investimento total a realizar no local vai rondar os 28 milhões e 350 mil euros, estando prevista a criação de 802 postos de trabalho, 700 directos e 102 indirectos.

Os vereadores socialistas votaram contra a adjudicação e propuseram mesmo a sua anulação, para evitar situações de \"conflitualidade\". Justificam a posição com o facto de a autarquia não ter previsto várias situações, como, por exemplo, a existência de uma linha de água cuja alteração necessitará de um parecer da CCRN ou ainda o facto de a empresa que ganhou prever a ocupação de um terreno da autarquia que não entrou no lote posto à venda.

O presidente da Câmara, João Baptista, argumenta, no entanto, que há mecanismo legais para ultrapassar as situações e põe em causa a posição de um vereador do PS, do ponto de vista \"deontológico\", por o mesmo ser advogado, noutros processos, da empresa que ficou em segundo lugar no concurso, o consórcio Casais Invest e Eusébios.



PARTILHAR:

Localidade de Ribalonga

Direcção Regional de Agricultura