A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) anunciou hoje a aprovação dos projetos de intervenções de qualificação e valorização na Catedral de Bragança, a Concatedral de Miranda do Douro e a Catedral de Vila Real.

A candidatura ‘Rota das Catedrais do Norte de Portugal’, com um investimento de 2,5 milhões de euros, a concretizar até final de 2018, visa “promover e consolidar o projeto nacional, iniciado em 2009, através de um acordo de cooperação celebrado entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa.

“É um grande projeto de valorização do património eclesiástico e já está com nota de aprovação”, revela o diretor regional de Cultura do Norte, António Ponte, citado pela Rádio Renascença, realçando que as intervenções visam “capacitar e qualificar a visita” aos espaços religiosos.

Para além da recuperação patrimonial de bens imóveis e móveis das catedrais, o projeto prevê uma ação de promoção e gestão transversal a todos os espaços.

A coordenação e acompanhamento técnico é da competência da DRCN e a responsabilidade financeira será repartida entre as entidades eclesiásticas, de acordo com a natureza da intervenção em cada catedral.

Em cima da mesa está ainda a Candidatura ‘Mosteiros a Norte’, um investimento total de 2,5 Milhões de Euros, a concretizar até final de 2018, que visa dar continuidade às intervenções de consolidação do edificado já anteriormente realizadas nos Mosteiros de Arouca, Grijó, Rendufe, Tibães, Pombeiro e Vilar de Frades.
Agencia Ecclesia



PARTILHAR:

Sete praias em Trás-os-Montes com “Qualidade de Ouro”

Politécnico de Bragança equivale a dinâmica económica de 80 empresas