O «GEADA 2009 - II Festibal de Cultura Tradecional de las Tierras de Miranda», decorrerá nos próximos dias 26, 27 e 28 de Dezembro, em Miranda do Douro.
O GEADA 2009 é uma das iniciativas que integram o plano de actividades da Associação Recreativa da Juventude Mirandesa - ARJM, organizado em parceria com o Grupo de Pauliteiros da Cidade de Miranda do Douro.
Na sua 2ª edição, o GEADA terá como objectivos principais: festejar e divulgar a cultura, a língua e as tradições de Inverno das Terras de Miranda e comemorar os «10 Anos de Oficialização da Língua Mirandesa».
Ao longo do festival, os participantes terão a possibilidade de conhecer algumas das mais belas tradições de Inverno do Planalto Mirandês.
Entre os vales e arribas das Terras de Miranda, qualquer um poderá dançar à volta da tradicional fogueira do galo, e ao som ecoante das mais belas gaitas-de-foles, dançar pauliteiros e música tradicional mirandesa, tocar instrumentos tradicionais, descobrir a lingua mirandesa, conviver nas típicas adegas do centro histórico de Miranda do Douro, passear por algumas das mais belas aldeias do planalto, acompanhando a Rota do Contrabando, fazer e provar enchidos, e deliciar-se com os sabores da gastronomia tradicional mirandesa.
O GEADA envolve música e quando se fala de música tradicional, o planalto mirandês tem muito para mostrar, grupos como \"Lenga Lenga\", \"Anda Camino\", \"Grupo de Pauliteiros da Cidade de Miranda do Douro\", \"Pauliteiricas de Miranda do Douro\", \"Coro Infantil do AVE de Miranda do Douro\" e os \"Gaiteiricos de Miranda\" prometem aquecer a festa.
Vindos do mundo encantado das gaitas, dos bombos e das tradições aterrarão ainda em Miranda do Douro alguns dos melhores grupos de música tradicional do momento, tal como, os \"Pé na Terra\", \"Tuttis Catraputtis\", os \"Roncos do Diabo\", o \"Grupo de Caretos de Podence\", os minhotos \"Ares da Raia\" e o \"Grupo de Bombos de São João de Darque\" e os galegos \"Projecto Trepja\", um electrizante projecto de música tradicional electrónica.
A organização do GEADA pretende também mostrar o que de melhor se faz por Terras de Miranda, decorrerão portanto, em paralelo ao festival a \"I Mostra Associativa das Terras de Miranda\" e a \"II Exposição Artística da Juventude Mirandesa - INOVART\".
Tal como o lema do festival indica - \"BAMOS DERRETIR L CARAMBELO!\" - a festa promete aquecer e espalhar-se um pouco por toda a cidade de Miranda do Douro, bem como por algumas aldeias do planalto.
Da nossa parte prometemos que cada participante, ao longo destes três dias de verdadeira festa, disfrutará neste humilde canto de Portugal, de vivências inesquecíveis, e terá a possibilidade única de viver e conhecer por dentro as mais belas tradições do Planalto Mirandês, confraternizando bem de perto com as gentes das Terras de Miranda.\"