Henrique Fernandes (do grupo Lenga-Lenga: Gaiteiros de Sendim) e o Centro de Música Tradicional Sons da Terra, vão organizar no dia 26 de Março de 2005 o I Concurso de Jovens Gaiteiros da Terra de Miranda, integrado na I Feira dos Sabores e dos Saberes Sendineses, Que decorre em Sendim entre 25 e 27 de Março de 2005.

Este concurso tem como objectivo principal possibilitar e potenciar o convívio entre os jovens gaiteiros dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, estimulando e premiando as respectivas capacidades interpretativas, bem como procurar sensibilizar o público para as diferentes formas de tocar em cada terra.

Podem participar todos os gaiteiros dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, com idade não superior a dezasseis anos, utilizando gaitas-de-fole transmontanas, alistanas, sanabresas, galegas ou asturianas.

Cada concorrente terá de interpretar dois temas à sua escolha, sem recurso a qualquer acompanhamento instrumental, não podendo a execução de cada tema exceder a duração de três minutos.

Os concorrentes deverão comparecer no Salão de Festas de Sendim, no dia 26 de Março de 2005, pelas 21h00, iniciando o concurso às 22h00 e na ordem resultante do sorteio a realizar na altura e na presença dos concorrentes.

O júri do concurso (que integrará personalidades de reconhecida competência e experiência na área artística) avaliará as actuações dos concorrentes quer do ponto de vista técnico-interpretativo quer através do impacto deixado no público presente neste encontro. Das decisões do júri não haverá recurso. Serão atribuídos diplomas de participação a todos os concorrentes e serão distribuídos prémios aos primeiros cinco classificados (prémios estes que serão oportunamente divulgados, depois de conhecidos todos os apoios institucionais a este evento).
A organização procederá ao registo de todas as actuações para futura edição de um disco compacto testemunhal do evento, a distribuir gratuitamente entre todos os participantes.



PARTILHAR:

Ficou debaixo de uma máquina de lagartas

Vila Velha