Na 20.ª edição da Feira do Fumeiro de Montalegre, os 84 produtores que, entre 27 e 30 de Janeiro estarão presentes no certame, serão detentores da licença de unidade de produção local. O processo de legalização foi longo, envolvendo mais de 200 produtores locais, conforme explicou o vereador do município Orlando Alves.

Com a legalização das explorações e confecção dos enchidos, os produtores ficam autorizados para, entre Novembro e Março, produzirem e comercializarem em todo o espaço da União Europeia.

Mas esta feira -a primeira do país a mostrar o fumeiro de uma região- encerra responsabilidades acrescidas, na medida em que funciona com âncora do mundo rural, evitando a debandada geral para o litoral.

\"O mundo rural está a desaparecer. Esta feira é um acontecimento marcante para a vida económica, social e cultural de Montalegre. Enquanto autarcas, estamos a cumprir a nossa função. O problema económico do país resolve-se, mas a crise social está a aumentar\", disse Orlando Alves.

A feira acaba por ser a \"porta de saída para os que acreditam no amanho das terras e na criação dos animais. Porque o Barroso não será Barroso sem a vitela e os enchidos locais\", assinalou.
Ao longo dos vinte anos de existência da feira, mais de um milhão de visitantes passaram pelo certame do Barroso, adquirindo produtos locais e contribuindo para a economia local.

Estas ligações, para serviços externos ao Jornal de Notícias, permitem guardar, organizar, partilhar e recomendar a outros leitores os seus conteúdos favoritos do JN(textos, fotos e vídeos). São serviços gratuitos mas exigem registo do utilizador.



PARTILHAR:

Crime aduaneiro

Produções de leite fecham