O Município de Chaves promoveu, nos passados dias 8 e 9 de abril, o Colóquio "Aqvae Flaviae: Cidade Termal", no âmbito da segunda edição do "Symposium Aqvae: Cidades Termais no Império Romano". O encontro, que decorreu no Auditório do Centro Cultural de Chaves, foi organizado com a parceria científica da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e do Centro de Formação da Associação de Escolas do Alto Tâmega e Barroso, tendo resultado num ponto de partida para um vasto conjunto de ações de promoção, deste extraordinário património.

Este evento acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua, contou com a presença de vários especialistas e investigadores centrados neste período histórico, muito identitário de Chaves: a época romana.

Enquadrado com a recente abertura ao público de um dos seus maiores expoentes - as Termas Medicinais de Aquae Flaviae, um monumento único em Portugal e na Europa, o colóquio integrou diversos painéis temáticos, visitas orientadas e espaços abertos a partilha e debate de ideias sobre a importância da cidade termal, desde o período romano até à atualidade.

No primeiro dia do Symposium foi ainda assinado um Protocolo de Cooperação entre a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Município de Chaves, tendo por objetivo a colaboração em projetos no âmbito de atividades pedagógicas, a cooperação em ações de formação contínua e a participação mútua em seminários, workshops e iniciativas públicas.  

Para o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Vaz, é fundamental aumentar o conhecimento e capacitação do território, para melhor preparar um futuro através da compreensão de fenómenos do passado, viabilizados com a ampliação do grau de colaboração e cooperação com instituições responsáveis pela investigação destas áreas de conhecimento, numa partilha de aprendizagens com as comunidades, um papel fundamental de valorização e afirmação do património.

Inserido no programa, os cantautores "Carol e Carlos" subiram ao palco do auditório, numa atuação intimista e multidisciplinar.

Esta iniciativa constitui uma das ações da "Operação N.º NORTE-04-2114-FEDER-000336 "Musealização das Termas Romanas de Chaves", cofinanciada pelo FEDER no âmbito do POR do Norte - Norte 2020.



PARTILHAR:

Via Dolorosa regressa às ruas de Vila Real

Colisão entre duas viaturas provoca três feridos