O Encontro Nacional de Giravólei vai decorrer, nos próximos dias 3 e 4 de Junho, em Miranda do Douro, juntando 500 jovens oriundos de todo o continente e ilhas, com idades compreendidas entre os oito e os 16 anos.
Serão 30 os campos especialmente preparados para a prática da modalidade, espalhados pela cidade. Trata-se de uma iniciativa da Federação Portuguesa de Voleibol e da Câmara local.
O giravólei é uma iniciação à modalidade de voleibol, destinada a jovens, através de jogo simplificado e utilização do passe. A modalidade, com características desportivas básicas e indispensáveis, constitui um meio formativo, estimulando a vontade para se juntar ao voleibol.
De acordo com Leonel Salgueiro, técnico da Federação, ao jogo tem como objectivo levar o voleibol a todos os cantos do país, mesmo em zonas em que modalidade não é praticada, permitindo que todos os jovens tenham um contacto mais próximo com o desporto.
Para Manuel Rodrigo, presidente da autarquia, o encontro é uma forma \"de dar vida ao interior do país\", considerando a iniciativa descentralizadora dado que \"coloca a região raiana no mapa\".