A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu hoje que "todas as estações de monitorização relevantes para emitir alertas hidrológicos" sobre o caudal do rio Douro estavam operacionais durante as últimas cheias no Porto.

"As estações de monitorização relevantes para emitir alertas hidrológicos estavam todas operacionais", disse fonte oficial da APA à agência Lusa, notando que, das 34 estações de monitorização da bacia hidrográfica do Douro, nove "não funcionaram".

O esclarecimento surgiu a propósito de declarações do vereador da Proteção Civil da Câmara do Porto, Manuel Sampaio Pimentel, que na reunião camarária de terça-feira informou que "50% dos sensores [de deteção de cheias] estão não operacionais", pelo que, durante o fim de semana, foi necessário "colocar bombeiros em alguns locais para transmitir a informação [sobre a subida da água] por telefone".

De acordo com a APA, que gere os referidos sensores, "na bacia hidrográfica do rio Douro, entre as onze estações udográficas (registo contínuo de precipitação), uma não funcionou" e "entre 23 estação hidrométricas, oito não funcionaram".

"A inoperacionalidade de algumas estações está relacionadas com atos de vandalismo ou problemas de fraca cobertura (por exemplo, no rio Paiva)", acrescentou a APA.

A agência do Ambiente nota que a sua rede hidrometeorológica "está quase totalmente recuperada", estando atualmente "em funcionamento mais de 80% da rede de monitorização", depois da reabilitação "iniciada em outubro de 2014".

"Estiveram em funcionamento, e a disponibilizar dados em tempo real, as estações hidrométricas, localizadas nos aproveitamentos hidroelétricos geridos pela EDP e nos cursos de água, bem como as estações udográficas (registo contínuo de precipitação)", destacou a APA.

De acordo com a agência, "este conjunto de estações permitiu emitir alertas que foram disponibilizados, via programa Rios, à Autoridade Nacional de Proteção Civil e a outros utilizadores, como por exemplo a Capitania do Porto do Douro".

A APA refere que, "para além dos alertas emitidos para a bacia do rio Douro foram emitidos alertas hidrológicos associados ao rio Lima, Vouga e Mondego".

A subida do rio Douro provocou na madrugada de segunda-feira, pelas 03:00, inundações no Porto e Vila Nova de Gaia.
Lusa



PARTILHAR:

Localização dos radares da PSP no mês de janeiro

Último mês do ano com crescimento turístico significativo