O plano de actividades e orçamento da Câmara de Vila Real para o próximo ano prevê um investimento de 36,2 milhões de euros, mais 700 mil euros do que em 2006.
A reabilitação de escolas e a recuperação de habitações no centro histórico de Vila Real são as áreas prioritárias do orçamento, estando 2,8 milhões de euros reservados para a recuperação de habitações no centro histórico e em zonas rurais .
Outra das mais significativas intervenções programadas para o próximo ano, com dois milhões de euros, é a reabilitação do parque escolar, mais concretamente das escolas EB1 e jardim-de-infância das Árvores e da Araucária, e ainda nas escolas de Mateus, Vila Marim, São Vicente de Paula, Vilarinho da Samardã e Nogueira.
O orçamento para 2007 foi aprovado na última reunião de Câmara, com os votos a favor dos quatro vereadores do PSD e contra dos três vereadores do PS.
Os autarcas do PS votaram contra por considerarem que \"o orçamento não consagra objectivos como a contenção, rigor e descida a nível da despesa não reprodutiva e aumento do investimento em sectores que possam trazer mais receita para o Município\".
O PS salienta, ainda, que os \"estrangulamentos a nível dos sectores da educação e do ensino, do planeamento urbanístico e da reabilitação urbana, continuam a ter dotações muito insuficientes\".