A comissão directiva do ON.2., o Programa Operacional Regional do Norte vai disponibilizar 3.7 milhões de euros para a realização de projectos do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro (PDTVD).
O PDTVD foi apresentado em 2004 tendo entretanto sido sujeito a uma reestruturação que inclui a construção da Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego, o programa das Aldeias Vinhateiras e o combate às dissonâncias ambientais no Douro.
Os dois concursos lançados pelo ON.2 - o Novo Norte poderão viabilizar um investimento na ordem dos 50 milhões de euros na valorização e promoção turísticas numa área que abrange 24 concelhos, entre Miranda do Douro e Baião.
As candidaturas infra-estruturais deverão ser entregues até 15 de Abril do próximo ano enquanto que a submissão de candidaturas da área imaterial tem lugar até 27 de Fevereiro.
A aposta passa ainda pela criação e ampliação de cais fluviais, fluvinas ou plataformas de acostagem de embarcações de recreio e de pólos turísticos fluviais que dotem o rio Douro de melhores condições para a prática turístico-fluvial.
O projecto integra ainda a continuação e ampliação de mais aldeias, do projecto das Aldeias Vinhateiras, e uma segunda fase do trabalho de eliminação das dissonâncias ambientais do Douro, nomeadamente as lixeiras a céu aberto e o investimento em material de promoção e a criação de um \"Guia do Douro\".
Na aprovação das candidaturas será dada prioridade aos projectos que tenham escala ou dimensão regional ou supramunicipal, que se baseiem em parcerias públicos e privadas, e tenham sustentabilidade, ou seja que sejam capazes de gerar riqueza e criar emprego.
O PDTVD dá uma especial atenção às unidades hoteleiras de pequena e média dimensão que estejam associadas a quintas tendo como objectivo aumentar o número de camas que actualmente rondam as 2.500.