A Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena André, vai inaugurar quatro novos equipamentos sociais, no distrito de Vila Real, e visitar um novo Lar no distrito, no âmbito do Programa PARES, que juntos criam 255 lugares para crianças e idosos, representando um investimento público superior a 1,3 milhões de euros.

Para além deste investimento, os cinco equipamentos sociais podem contar com o apoio da Segurança Social no valor total de 684 mil euros por ano, através de Acordos de Cooperação.

Nesta visita de dois dias ao distrito de Vila Real, Maria Helena André começa amanhã por inaugurar a creche de Ribacorgo, Associação de Solidariedade Social, em Vila Real. Esta nova valência vai criar 43 novos lugares para crianças até aos 3 anos de idade, num investimento global de 437 mil euros, dos quais cerca de 258 mil euros representam investimento público, através do Programa PARES. Esta creche vai ainda criar 10 novos postos de trabalho.

Na quarta-feira, às 10h30, a Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social inaugura a Creche, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Alijó, em Pinhão, que passa a dispor de 83 novos lugares. O investimento global é de 622 mil euros, sendo o investimento público de 332 mil euros. A creche conta com 33 novos lugares para crianças, 30 lugares para o Serviço de Apoio Domiciliário à terceira idade e 20 lugares em Centro de Dia. Estas novas respostas sociais vão originar 14 postos de trabalho.

Segue-se a visita ao novo Lar de Idosos da Associação Cultural e Social de Sanfins, em Sanfins do Douro, às 12h30, que passou a contar com 15 lugares para a Terceira Idade. O investimento global foi de 587 mil euros e o investimento público de 232 mil euros.

Da parte da tarde, às 15h, Maria Helena André vai inaugurar a Creche do Centro Social e Paroquial de Chaves que vai ter capacidade para 64 crianças até aos 3 anos de idade. O financiamento público é superior a 364 mil euros num investimento global de 484 mil Euros. A nova Creche vai criar 14 novos postos de trabalho.

A visita ao distrito termina às 16h00 com a inauguração do Centro Social de Santa Clara de Sanjurge, que vai criar 50 lugares para idosos: 20 lugares no Centro de Dia e 30 no Serviço de Apoio Domiciliário. O investimento público é de 150 mil euros, sendo o investimento total de 210 mil euros, permitindo criar 10 novos postos de trabalho.

O objectivo do programa PARES é consolidar e desenvolver a rede de equipamentos sociais, reforçando a protecção social das crianças, dos idosos e das pessoas com deficiência, permitindo a criação de mais de 38 497 lugares correspondendo a um investimento total de cerca de 425 milhões de euros, dos quais 212 milhões representam o investimento público, permitindo a criação de cerca de 9700 postos de trabalho.



PARTILHAR:

Programa Pares

Pegou na pistola e disparou