A União Europeia (UE) vai conceder 48 milhões de euros ao Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Douro, aprovado por Espanha e Portugal, que funcionará junto às províncias espanholas de Salamanca e Zamora.
O valor foi hoje anunciado hoje pelo coordenador da Comissão do Desenvolvimento Regional socialista na UE, Constanze Krehl.
O coordenador da Comissão visitou hoje, acompanhado da euro deputada espanhola, Iratxe Garcia, alguns dos projectos do agrupamento, liderados pelo presidente da cidade de Trabanca, José Luís Pascual.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial congrega 175 autoridades locais, de Salamanca, de Zamora e alguns municípios do centro de Portugal.
Os projectos a desenvolver pela organização irão abranger uma população conjunta, entre Espanha e Portugal, de cerca de 100 mil pessoas.
O presidente da cidade de Trabanca explicou hoje, em conferência de imprensa, que \\"as principais linhas de acção do grupo são a manutenção e o desenvolvimento dos postos de trabalho, o ambiente, o desenvolvimento económico, os serviços sociais, a saúde e a educação.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Douro será apresentado publicamente a 7 de Março nas \\"Águas internacionais\\" do Rio Douro, concluiu o presidente local de Trabanca.