O programa e o orçamento das comemorações dos 500 anos da circum-navegação do mundo comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães já foram aprovados em Conselho de Ministros.

As comemorações decorrerão entre 2019 e 2022, e a estrutura de missão é presidida por José Manuel Marques, integrando dez elementos designados por vários ministérios, da Cultura aos Negócios Estrangeiros, da Defesa Nacional à Educação e à Ciência.

Contactada pela agência Lusa, a assessoria do Ministério do Mar, que lidera o projeto, disse que o valor do orçamento e o conteúdo do programa comemorativo "serão divulgados oportunamente".

No ano passado, quando aprovou a criação da estrutura de missão, o Governo sublinhou que as comemorações serão "no âmbito da ação externa e de desenvolvimento regional, como também nas vertentes cultural, científica e económica".

O projeto será desenvolvido "em articulação com as instituições do ensino superior e instituições científicas, autarquias locais e demais entidades públicas e privadas".

José Manuel Marques, ex-autarca de Sabrosa e responsável pela estrutura de missão, foi impulsionador da criação da Rede Mundial das Cidades de Magalhães, de que foi vice-presidente, e da Rede de Universidades de Magalhães.

Foi ainda responsável pela inscrição da "Rota de Magalhães" na lista indicativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Fernão de Magalhães, que morreu nas Filipinas, em 1521, aos 41 anos, notabilizou-se por ter organizado e comandado a primeira viagem de circum-navegação ao globo, ao serviço do rei de Espanha, alcançando o extremo sul do continente americano e atravessando o estreito que veio a ser batizado com o seu nome.



PARTILHAR:

PSD diz que tempos de espera para consultas são "inadmissíveis"

Casal queimado em lareira numa aldeia de Caravela. Mulher morreu