Os bombeiros voluntários da Cruz Verde e da Cruz Branca de Vila Real, levam a cabo, neste fim-de-semana, as comemorações do Dia Nacional do Bombeiro. António Costa, ministro da Administração Interna, vai presidir às cerimónias, que vão juntar num desfile marcado para domingo, mais de 500 bombeiros e 64 viaturas.
Quarenta jovens bombeiros das corporações da Cruz Branca, de Vila Real, dos Bombeiros de Valpaços e dos Flavienses, em Chaves, vão aproveitar a oportunidade para fazer o seu juramento de bandeira.
Manuel Prazeres, da Federação dos Bombeiros do Distrito de Vila Real explicou que, \"para além de uma exposição de viaturas antigas, vai haver especial destaque para as comemorações do 75º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carrazedo de Montenegro\", no município de Valpaços, distrito de Vila Real, que coincide com o dia 27, o primeiro das comemorações.
Está ainda previsto o acendimento de uma pira que, segundo Manuel Prazeres, \"será um momento muito interessante\", pois o acendimento, na Avenida Carvalho Araújo, será feito por dois jovens (um da Cruz Branca e outro da Cruz Verde) especialistas em salvamento utilizando técnicas de escalada.
A iniciativa, que conta com o apoio da Liga dos Bombeiros Portugueses, regressa à capital transmontana, 15 anos depois. No distrito de Vila Real, existem, ao todo, 2069 bombeiros voluntários, 1118 do quadro activo, 63 dos quadros de comando e 888 do quadro de especialistas e auxiliares.
Segundo Carlos Silva, comandante operacional distrital, durante a fase Bravo de combate aos incêndios que teve início em Maio, o distrito conta com 101 bombeiros, cinco torres de vigia e 35 elementos das várias equipas de sapadores florestais. Entre Julho e Setembro, durante a fase Charlie, estarão a postos 312 bombeiros, 64 veículos, de 94 elementos do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), da GNR, que poderão contar com nove viaturas.
O distrito contará ainda com equipas de vigilância do ICN, equipas de sapadores da Direcção-Geral dos Recursos Florestais e de associações florestais, num total de 49 elementos e 31 veículos.