Na próxima quinta-feira dia 14, o secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Conde Rodrigues, volta a Trás-os-Montes para visitar o Tribunal de Valpaços onde irá lançar a experiência piloto que permitirá uma maior rapidez na concretização de pequenas intervenções e reparações nos tribunais portugueses, como simples reparação de equipamentos eléctricos, janelas, climatização entre outros.
O projecto vai abranger, para já, alguns tribunais do Nordeste Transmontano entre eles, Vinhais, Bragança, Vimioso, Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Alfândega da Fé e Vila Flor, Mogadouro, Carrazeda de Ansiães e finalmente Torre de Moncorvo. O contrato de prestação de serviços estabelecido com uma empresa privada portuguesa tem a duração de um ano e um orçamento de 75 mil euros.
Recordo que estas medidas vêm no seguimento da visita no final do mês passado do mesmo secretário de estado ao tribunal fiscal e administrativo onde foram ouvidas várias críticas ao funcionamento dos tribunais na região de Trás-os-Montes.
Estas medidas foram avançadas na apresentação da venda de património do estado, anunciando a venda das casa de função mais conhecidas por casas dos Juízes, quando se conheceu um estudo em que 80% dos magistrados opta por receber o subsídio de alojamento. Ao que conseguimos saber á já algumas Câmaras Municipais da região interessadas na aquisição dessas infra-estruturas.