Oito milhões de euros para a renovação da linha e automatização das passagens de nível entre Mirandela e o Tua.

A REFER está a levar a cabo um investimento que orça os oito milhões de euros na linha ferroviária entre Mirandela e o Tua. A consolidação da linha e a automatização das passagens de nível são as melhorias que estão a ser levadas a cabo naquela que é a única linha de caminho de ferro em todo o distrito de Bragança.

Após a conclusão das obras entre Mirandela e Cachão, orçados em dois milhões de euros, já estarão em execução as obras de requalificação e melhoria de qualidade da linha até ao Tua, sendo este um investimento de mais seis milhões de euros.

Fica a faltar a recuperação das estações situadas ao longo da linha, no que concerne ao património arquitectónico, a REFER já entregou a posse do edifício da estação de Mirandela que se encontra em avançado estado de degradação e a edilidade está pronta para fazer dali uma pousada da juventude, investindo na recuperação do edifício.

Recorde-se que, actualmente, a linha do Tua é explorada, diariamente, pelas composições do Metro de Superfície, que faz a ligação entre Carvalhais e o Tua.

Mas o futuro deste troço já foi ameaçado com o anúncio da construção da barragem na Foz do Tua e, até, pelo próprio Governo, quando comunicou o encerramento das linhas ferroviárias com pouca procura, que não apresentam sustentabilidade económica. Os estudos da barragem encontram-se na fase final e existem já levantamentos de prejuízos com a construção da barragem.



PARTILHAR:

Máscara nos pacotes de açúcar

Rixa em Vimioso