Um emigrante português de 25 anos foi assassinado a tiro numa localidade do interior da África do Sul, 24 horas após um compatriota seu ter sofrido também morte violenta em Pretória, revelou hoje à agencia Lusa o líder do forum português contra o crime.
O padre Carlos Gabriel notou que David Castro Correia se tornou o 27º português a ser assassinado só este ano na África do Sul depois de não ter resistido, ontem, a ferimentos sofridos sexta-feira à noite, na localidade de Volksrust, na fronteira entre as províncias do Kwazulu/Natal e de Mpumalanga.
A agressão a este jovem ocorreu cerca de 24 horas após outro emigrante português, José de Freitas Gonçalves, de 64 anos, ter sido abatido a tiro em Pretória, quando regressava a casa vindo de uma pequena frutaria que explorava na capital sul- africana.
Apesar de a violência criminal estar longe de atingir selectiva ou preferencialmente a comunidade portuguesa, o facto de já ter custado a vida, só este ano, a mais de 100 polícias, traduz a escala do problema enfrentado pelo governo do Congresso Nacional Africano (ANC).