O Santuário de Nossa Senhora de Lurdes, na freguesia de Folhadela, começou finalmente a ser recuperado pela diocese de Vila Real. A obra conta com o apoio da autarquia no que toca aos arranjos exteriores, mas, segundo o bispo coadjutor D. Amândio Tomás, \"conta também e irá contar no futuro com apoio dos fiéis da diocese, dos quais se espera receber mais alguns contributos\", disse ao JN.
D. Amândio Tomás acrescenta \"Sei que as pessoas de Vila Real têm muito carinho pelo santuário e pela Senhora de Lurdes, mas sem dinheiro não se pode fazer nada. Da nossa parte, tudo faremos para que aquele volte a ser um espaço digno, como sei que muitas pessoas pretendem\".
O santuário, localizado ao lado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem estado abandonado nas últimas duas décadas. Continua, no entanto, a ser visitado por muitos fiéis, e também por toxicodependentes. Tinha as portas arrombadas, os muros caídos e a imagem da santa estava parcialmente destruída.Está a ser restaurado o telhado, o tecto e as paredes da capela e da sacristia.
Foram pintadas as paredes, construídas casas de banho, instalada água e rede de esgotos e águas pluviais e iluminação. A ideia de construção do santuário em Vila Real terá nascido em 1908, quando se comemoravam 50 anos da aparição da Senhora a Bernadete Soubirou, em Lourdes, França (1868). Este ano, comemoram-se os 150 anos da aparição.