Tal como tem sucedido nos últimos anos, o circuito internacional de Montalegre volta a abrir mais um Campeonato do Mundo de Rallycross. Acontece no fim de semana de 16 e 17 de abril.
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) voltou a apostar em Montalegre, pelo terceiro ano consecutivo, para abrir o Campeonato do Mundo de Rallycross. O calendário apresentado prevê o encurtamento do campeonato para 12 provas, registando-se as saídas de Itália e Turquia e a entrada da Letónia.
Os atuais campeões de pilotos e de equipas do WorldRX - Petter Solberg e Team Peugeot-Hansen - encabeçam a lista de inscrições para a primeira ronda da temporada em Montalegre, onde o nove vezes Campeão do Mundo de Ralis, Sebastien Loeb, fará a sua estreia no Mundial de Rallycross, na equipa Peugeot-Hansen, ao lado do vice-campeão de 2015, Timmy Hansen. O francês Davy Jeanney, vencedor de dois eventos WorldRX, vai correr com o Peugeot 208 da Peugeot Hansen Academy, em parceria com o campeão 2015 da RX Lites Cup, Kevin Hansen.
Os pilotos da Volkswagen RX Sweden, Johan Kristoffersson e Anton Marklund irão competir com dois novos VW Polos RX Supercar. O bicampeão do DTM, Mattias Ekstrom e o finlandês Toomas "Topi" Heikkinen vão correr juntos pela primeira vez na equipa Audi EKS. A WorldRX Team Austria conta este ano com o letão Janis Baumanis (campeão 2015 dos Super1600) e com o russo Timur Timerzyanov, já por duas vezes campeão da europa.
Em Montalegre o par terá a companhia do dono da equipa, o austríaco Max Pucher num terceiro Ford Fiesta Supercar. O norte-americano Ken Block e o norueguês Andreas Bakkerud vão pilotar os novos Ford Focus RS RX Supercars da equipa Hoonigan Racing, desenvolvidos pela Ford Performance. A equipa sueca Olsbergs MSE vai ter em pista um par de Ford Fiestas para os recém-chegados a tempo inteiro ao WRX Kevin Eriksson e Niclas Gronholm.
A ALL-INKL.com Munnich Motorsport vai estrear os seus novos Seat Ibiza Supercars em Montalegre, nas mãos de Reinis Nitiss da Letónia e do alemão Rene Munnich. O vencedor da última ronda do Mundial RX de 2015, Robin Larsson, regressa com a sua equipa privada e o seu Audi A1, enquanto Liam Doran fará sua primeira prova com a equipa JRM Racing no BMW Mini RX. O Francês Jean Baptiste Duborug pilotará o novo Citroen DS3 da DA Racing, pela primeira vez. O representante português nos Supercars, Joaquim Santos, vai correr com o seu Ford Focus RX Supercar e da Polónia teremos Bohdan Ludwiczak, que regressa ao Mundial de Rallycross com um Mitsubishi Lancer Supercar.
A prova do Mundial RX no circuito de Montalegre conta também com o FIA Campeonato Europeu Super1600 de Rallycross, com uma lista record de 33 carros no evento Português. Estarão representadas catorze nacionalidades de entre os pilotos nesta categoria de tração dianteira, onde um novo campeão será coroado em 2016, uma vez que o campeão de 2015 milita agora nos Supercars. Ulrik Linnemann retorna com o Peugeot 208 com o qual ganhou três eventos Super1600 no ano passado, enquanto Artis Baumanis substitui o irmão Janis Baumanis na equipa Set Promotion. Egor Sanin vai pilotar o singular Lada Kalina preparado pela russa TT Motorsport.
Esta prova conta ainda com uma categoria de suporte nacional de Crosscar, que contará com 26 karts em pista, pilotados por pilotos portugueses, totalizando uns estonteantes 82 carros inscritos para um fim de semana que promete muito espetáculo!