A menos de 48 horas da inauguração da maior obra pública, neste momento, em Portugal, o Diário leva-o por uma viagem exclusiva e na íntegra pelo Túnel que demorou sete anos a ser construído. 

 

“Finalmente” é a expressão mais proferida ultimamente pelos transmontanos que aguardam “ansiosamente” pela concretização da promessa do Túnel do Marão há mais de duas décadas.

A inauguração da maior obra pública dos últimos tempos em Portugal é já este sábado e contará com a presença do Primeiro-Ministro António Costa, sendo que, domingo, a partir da meia-noite, o Túnel já se encontrará aberto ao público.

Desde o começo das obras, passaram-se sete anos com direito a várias paragens e recuos, altura em que a Infraestruturas de Portugal entrou em cena. Com um investimento global de 400 milhões de euros, a ligação entre Amarante e Vila Real está, agora, concluída. Atravessar o Túnel terá o custo de 1,95 euros, mas a viagem completa, do Porto a Quintanilha terá um custo de 7,30 euros.

Espera-se com esta obra contribuir para o desenvolvimento de Trás-os-Montes e do Douro, garantir a mobilidade em melhores condições e segurança, permitir a redução do tempo de percurso entre o interior e o litoral em cerca de 25 minutos e por último, mas não menos importante, diminuir a sinistralidade rodoviária. Isto porque aquele troço de montanha do IP4 já foi por diversas vezes o cenário de graves acidentes.
 

 



PARTILHAR:

Barcos do Douro vão poder aumentar carga transportada

Cerca de 29 empresas entre 60 instituições