A Unidade de Cuidados Continuados de Mogadouro (UCC) começou, ontem, a receber os primeiros utentes. A UCC está equipada com 24 camas para internamento de média e longa duração, fazendo parte da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.
O novo equipamento resulta da adaptação do antigo Hospital da Misericórdia, num investimento que ronda os 1,5 milhões de euros, da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro (SCMM). O Ministério da Saúde comparticipou com 400 mil euros.
Segundo João Henriques, provedor da SCMM, \"começou-se por receber quatro utentes no primeiro dia, depois de forma escalonada receberemos os restantes\".
\" Não depende das Misericórdias a colocação dos utentes na UCC, mas sim das equipas locais que coordenam estes serviços de saúde. Os doentes só depois de uma avaliação pela equipa de coordenação é que entram nas UCC,\" explica João Henriques.
O distrito de Bragança tem já em funcionamento as UCC de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Vila flor.
\" A prestação de cuidados é centrada no doente, sendo privilegiada a presença da família, não só no horário das refeições, mas igualmente em outros períodos do dia, estando a manhã reservada para cuidados médicos e higiene dos utentes. Quando os doentes regressam aos seus domicílios, a família é instruída sobre os cuidados a ter em cada um dos casos,\" explicou Jacinta Fernandes, directora clínica da UCC de Mogadouro.
Para abrir as portas estão as UCC de Miranda do Douro, Moncorvo e Vinhais.