A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), acompanhando os níveis das instituições de referência do ensino superior, registou uma percentagem de 88% de ocupação das suas vagas na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, cujos resultados foram conhecidos neste fim-de-semana. Assim, das 1365 vagas que apresentou ao concurso, 1203 foram já preenchidas nesta fase.
Esta divulgação de resultados fez acorrer, desde hoje de manhã, centenas de jovens ao Campus da UTAD para efectuarem as suas matrículas nos respectivos cursos.
A Universidade disponibilizou, para o efeito, um amplo espaço no átrio da Biblioteca Central, onde os novos alunos encontram também balcões de informação sobre bolsas de estudo e alojamento em residências universitárias, um outro de esclarecimentos e encaminhamento da Associação Académica e ainda um balcão de uma instituição bancária.
Entretanto, os estudantes que não obtiveram colocação nesta fase poderão ainda concorrer às vagas sobrantes, na 2.ª fase do concurso, que decorre desde hoje (19 de Setembro) até ao próximo dia 23, no edifício da Reitoria.
Refira-se que, o número total das novas admissões à UTAD só será conhecido após a conclusão de todas as fases de matrícula, e incluirá, não só os estudantes que virão ainda a ser colocados nas 2.ª e 3.ª fases deste concurso, como também os admitidos através, designadamente, dos concursos, com vagas próprias, destinados a maiores de 23 anos, e outros para licenciados e para os titulares de cursos de especialização tecnológica.