O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, exige do Governo o cumprimento das promessas feitas em campanha eleitoral, sob pena de a população do concelho e do distrito avançar «com medidas drásticas» em próximos actos eleitorais; «nessa altura, a população pode recusar-se a ir às urnas, por exemplo», admite.

Seria, segundo o edil, \"um último recurso para estas populações, já que se ela não é ouvida normalmente nos processos de representatividade democrática, tem de encontrar outras formas de manifestar o seu eventual descontentamento\".

Na origem destas declarações está a confirmação oficial do Governo de fazer depender a construção da auto-estrada de Bragança a Vila Real de um estudo de viabilidade que incluirá o número potencial de veículos a circular neste troço bem como a rentabilidade económica do mesmo. Um estudo que, segundo o autarca, \"não faz qualquer sentido\", afirmando que o que se impõe \"é olhar para a realidade e perceber que a via nas condições actuais não serve para estruturar o desenvolvimento deste território\", recordando que o distrito de Bragança continua a ser o único no país \"sem um quilómetro de auto-estrada\".

Para Adão Silva, deputado social-democrata eleito pelo circulo de Bragança, ainda não está esgotada a via do \"diálogo\" com o Governo, considerando que \"as situações extremas não são situações de democracia\", referindo-se concretamente ao aviso de um possível boicote eleitoral em Bragança, feito por Nunes, eleito também pelo PSD. \"O processo está a seguir os passos previstos, mas tem de se entrar na fase de concretização, que neste caso será a construção da auto-estrada\", diz. Mais cáustico mostra-se o deputado da AR eleito pelo Partido Socialista. \"Esta iniciativa agora oficializada pelo governo PSD/CDS é mais uma para enganar os brigantinos\", garante Mota Andrade, que está plenamente convencido que o prolongamento da A4 até Bragança \"nunca verá a luz do dia com este Governo, que ainda não lançou nenhuma obra nova no distrito\", denuncia. Quanto a possíveis boicotes eleitorais, o deputado do PS tem uma opinião que difere da do autarca brigantino: \"O facto de haver descontentamento é mais um motivo para as pessoas irem votar contra aqueles que os estão a prejudicar\".

Recorde-se que há cerca de um ano o Ministério das Obras Públicas anunciava o lançamento para breve dos estudos para a construção da auto-estrada de Amarante a Vila Real, como alternativa ao Itinerário Principal 4 (IP4), que se revelou nos últimos anos uma verdadeira \"ratoeira\" para os automobilistas. O facto de a grande maioria dos acidentes mortais se registar neste troço terá levado o Governo a \"secundarizar\" o restante (Vila Real - Bragança), fazendo depender a sua duplicação das conclusões de um estudo de viabilidade para o tráfego existente actualmente neste itinerário.



PARTILHAR:

Incio da obra para Abril 2005

Vindouro