A diocese de Bragança-Miranda passa a ser dirigida por Adelino Paes até ser nomeado um novo bispo para o lugar deixado vago por José Cordeiro para assumir as funções de arcebispo de Braga, decidiu hoje o Colégio de Consultores.

Este órgão diocesano, constituído por padres, divulgou, em comunicado, que elegeu hoje “monsenhor Adelino Fernando Paes como Administrador Diocesano de Bragança-Miranda”, funções que desempenhará “até à nomeação de um novo bispo”.

A diocese de Bragança-Miranda encontra-se em “sede vacante” (sem ocupante) desde domingo, data em que José Cordeiro tomou posse em Braga, depois de uma década à frente da diocese de onde é natural e onde se tornou o mais jovem bispo de Portugal.

Até ser nomeado um novo ocupante do lugar, a gestão fica a cargo do Administrador Diocesano, tendo sido eleito e tomado posse hoje para o cargo um dos principais nomes da diocese.

Adelino Fernando Paes foi Vigário Geral durante o ministério pastoral do bispo José Cordeiro, e entre outros encargos na diocese foi vice-reitor do seminário de S. José e pároco das paróquias dos Santos Mártires e Santo Condestável, em Bragança.

O Administrador Diocesano tem 75 anos, nasceu em Picote, no concelho de Miranda do Douro e licenciou-se em Teologia.

Foi ordenado padre em 1975, em Bragança e estudou Pastoral na Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha.

Foto: Bruno L Rodrigues 



PARTILHAR:

Escola oferece a modalidade de ciclismo aos alunos

Arte rupestre peninsular, Património da Humanidade, exposta no Museu Côa