Corre água de cor castanha e com mau cheiro nas torneiras de diversas povoações do concelho de Vila Flor. Tudo devido a um problema na Estação de Tratamento da barragem do Peneireiro, que já está a ser resolvido.

A situação já levou alguns populares a protestar, nomeadamente em Valtorno, onde, esta quinta-feira, António Gonçalves mostrou um garrafão e pequenas garrafas cheias de água castanha, proclamando que \"isto nem é água nem é nada\".

Tanto não é que Libéria Homera, tal como várias vizinhas, prefere deslocar-se à Penafria, aldeia de Carrazeda de Ansiães, para abastecer-se num fontanário e levar para casa uma dúzia de garrafões. \"Esta água da torneira não dá para nada. Ainda ontem queria fazer uma pinga de chá e afinal já o tirava da torneira\", ironizou.

A Câmara de Vila Flor, através do vice-presidente, Fernando Barros, notou que o problema da água castanha, teve origem numa \"avaria da ETA\" provocada por \"cortes de energia\" e pelas \"baixas temperaturas registadas nos últimos dias que tornam alguns reagentes mais insolúveis\". A Câmara está a fazer descargas de fundo dos reservatórios para efectuar a limpeza.

A ETA é da responsabilidade da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATMAD). O presidente, Alexandre Chaves, disse que já se começou a resolver o problema e que o abastecimento vai continuar a ter \"qualidade\", já que os tratamentos efectuados se regem pelas \"normas europeias e nacionais\", e que a partir de hoje deverão sentir-se melhorias.

António Gonçalves acha, porém, que o problema vem da nova barragem de Valtorno/Mourão - que apenas faz o abastecimento da do Peneireiro - \"por causa dos esgotos das duas aldeias que escorrem para lá\", sendo que \"os filtros da ETA não têm capacidade para limpar toda a porcaria\".O presidente da Junta de Valtorno, Diamantino Araújo, está convencido que \"enquanto não desviarem os esgotos da barragem o problema vai persistir\". A barragem do Peneireiro abastece cerca de 80% do concelho de Vila Flor, que tem cerca de 7000 residentes.

O vice-presidente da Câmara garante que este problema \"vai ficar resolvido em breve\" pela nova Estação de Tratamento de Águas Residuais, que acaba de ser construída em Valtorno. As condutas já instaladas pela ATMAD permitirão \"desviar os esgotos tratados para jusante da barragem\".



PARTILHAR:

Bragança - Vila Real -Lisboa

Não compensa o esforço