Bragança só tem água para mais 40 dias garantidos, a barragem da Serra Serrada tem actualmente 10 % da sua capacidade de armazenamento, contando com os actuais sistemas complementares de abastecimento e os consumos actuais, confirmou ao JN o presidente da Câmara, Jorge Nunes.

A entrada em situação de ruptura vai levar a autarquia a enviar uma circular aos munícipes, que deverá começar a ser distribuída hoje, em que se explica o problema \"esta informação serve também como mais um apelo para que as pessoas poupem água\", explicou o autarca no final de uma reunião de emergência realizada ontem.

De Janeiro a Julho o abastecimento de água à cidade e aldeias é feito pelos sistemas alternativos de modo a armazenar a água da barragem localizada no Montesinho, nessa altura estava cheia (com 1,5 milhões de metros cúbicos).

Desde aquela data e até 24 de Agosto, o abastecimento foi garantido a partir daquela barragem e das captações dos rios Sabor e Baceiro, até estes serem suspensos por esgotamento. Até ao dia 3 de Novembro, o abastecimento foi feito exclusivamente pela albufeira, data a partir da qual foi possível reactivar os sistemas complementares.

\"Se não chover significativamente nas próximas semanas, a situação vai aproximar-se da ruptura total no abastecimento, situação que deverá ser semelhante à da Primavera de 2005, altura em que as reservas eram substancialmente superiores às actuais\", adiantou o edil.

Há dois anos, a Câmara Municipal de bragança lançou uma campanha de poupança de água e restringiu os consumos públicos, rega de jardins e lavagem de ruas, a sistemas alternativos, tal como já está a fazer.



PARTILHAR:

Jovem de Bragança em risco

Estado vai mandar executar Casa do Douro