A empresa Águas do Norte anunciou hoje o reforço do abastecimento “em alta” nos concelhos de Vinhais e de Mirandela, no concelho de Bragança.

A obra, a “iniciar brevemente”, tem um investimento previsto de 550 mil euros e um prazo de execução de 365 dias.

Num comunicado, a Águas do Norte avança que a empreitada “vai permitir o aumento da cobertura de abastecimento de água com origem no subsistema das Aguieiras (Mirandela), assim como a resolução definitiva de alguns problemas de fiabilidade que atualmente se verificam no abastecimento de água em 'alta' nestes municípios”.

Os trabalhos vão ser feitos no ramo entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Agueiras e a freguesia de Rebordelo (Vinhais), numa extensão total de cerca de cerca de 4.902 metros, detalhou a Águas do Norte, acrescentando que a intervenção “será complementada com ações que vão implicar intervenções de fundo em todo este subsistema, nomeadamente a substituição do equipamento de bombagem instalado na ETA, por uma central hidropressora que garanta as necessidades do sistema na época alta”.

Para a Águas do Norte, esta intervenção vai "melhorar o abastecimento de água a uma parte significativa da população residente, e a possibilidade de a mesma usufruir de um melhor serviço público de abastecimento de água o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida", lê-se no mesmo comunicado.

Segundo o explicado na página oficial da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), os sistemas de abastecimento “em alta” fazem a ligação da água ao sistema "em baixa".

“Por sua vez, os sistemas em baixa são constituídos por um conjunto de componentes que permitem prestar aos consumidores o serviço de abastecimento de água”, descreve a ERSAR sobre o funcionamento do abastecimento público.



PARTILHAR:

Relatório sugere semestre preparatório para alunos dos PALOP que procuram Portugal

ASAE apreende 915 kg de produtos de origem animal num estabelecimento em Vila Real