Turquia, ColÎmbia e Índia são alguns dos países cujos embaixadores em Portugal reconhecem à região do Douro o potencial para se afirmar como um destino turístico internacional.

Embaixadores de 35 países estão hoje e domingo de visita à região no âmbito da Missão Douro, uma estrutura criada pelo governo português para potenciar o desenvolvimento integrado do vale duriense, e o objectivo é atrair investimentos que permitam afirmar esse território como destino internacional.

Para o embaixador da Turquia, Kaya TÌrkmen, esta é a segunda visita à região do Douro, de que ouvia falar desde a sua chegada a Portugal, há dois anos e meio: \"Todos os portugueses com quem nos encontrávamos falavam do Douro e decidimos que tínhamos que vir cá\".

A primeira visita foi em carro próprio e a segunda integra agora a iniciativa \"O Mundo no Douro\", que reúne os 35 embaixadores num navio-hotel da empresa Douro Azul.

\"Vir de barco é uma experiência diferente, que impressiona muito mais\", garante Kaya TÌrkmen, reconhecendo à região o potencial para atrair turistas turcos.

\"Na Turquia temos sol e montanha, mas não temos esta paisagem\", afirma o embaixador. \"Isso é único e tem a vantagem de ser num país que é muito parecido com a Turquia em termos de clima e da personalidade das pessoas\".

Para Arturo Sarabia, embaixador da ColÎmbia, \"o Douro está cheio de possibilidades devido à beleza da sua paisagem, à sua história e ao mundo do vinho\".

\"Uma potencialidade a explorar é um intercâmbio turístico entre a ColÎmbia e Portugal\", adianta o embaixador.

Aos portugueses, Arturo Sarabia recomenda viagens à ColÎmbia durante o Inverno, quando na América Latina é Verão. A visita incluiria Cartagena das Índias e Bogotá, e poderia alargar-se ao turismo de negócios, que em território colombiano \"tem registado um crescimento muito grande e é agora a jóia da coroa dos investidores estrangeiros\".

Para os colombianos, Portugal será um destino interessante sobretudo num pacote turístico \"que combine Douro, Lisboa e Fátima\".

\"A ColÎmbia é um país muito católico e tem muito turismo religioso\", observa Arturo Sarabia, \"mas as pessoas também procuram outras coisas, como história e paisagem, e não tanto o mar, que também temos lá\".

Primrose Sharma, embaixadora da Índia, considera que \"Portugal tem sido muito modesto acerca do que tem\".

\"Os indianos têm uma ligação muito forte a Portugal graças a Goa\", recorda a diplomata, \"mas sinto que não conhecemos suficientemente o país\".

\"Todos os que cá vêm acabam por dizer «não fazia ideia que Portugal era assim»\", declara Primrose Sharma, \"mas faz falta uma publicidade mais agressiva, mais inteligente, que dê a conhecer melhor o país e a região do Douro, que é particularmente especial\".

\"O Douro não será um destino para pessoas jovens\", continua, \"mas é perfeito para gente mais madura, que saberá apreciar a qualidade desta oferta e a irá compreendê-la melhor\".

Para as gerações mais novas, o interesse do Douro centrar-se-á sobretudo no vinho: \"Pela sua história colonial britânica, os indianos sempre foram tradicionalmente apreciadores de whisky, mas a população mais jovem começa agora a ter muita curiosidade em relação ao vinho\".

\"Beber vinho é visto como um acto de sofisticação\", conclui a embaixadora. \"Está na moda e fica sempre bem\".



PARTILHAR:

Redução da produção «inconcebível»

Aberta ao público