O cabeça-de-lista do CDS/PP pelo distrito de Bragança nas últimas eleições eleições legislativas, Domingos Doutel, pode vir a ser o representante do Governo no Nordeste Transmontano. A hipótese já foi transmitida pelo secretário geral do PSD, José Luís Arnaut, ao presidente da distrital do partido, Telmo Moreno, que, tal como os nove presidentes de Câmara sociais-democratas, já deixou claro que não aceita essa escolha.
Para manifestar o seu desagrado, os presidentes dos nove municípios do distrito reuniram-se em Mirandela no passado dia 16. O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, que falou em nome dos restantes autarcas, sublinhou o facto destes não terem sido ouvidos e fala mesmo numa "designação com o desconhecimento do distrito". Para Jorge Nunes "é tempo de dizer basta". "Não estamos disponíveis para não sermos tratados com a dignidade que merecemos", afirmou. O autarca deixou ainda a advertência que "o representante do Governo no distrito deve ser factor de união e não de desagregação", um requisito que o nome de Domingos Doutel não cumpre.

Desta reunião ficou também a promessa de, a confirmar-se o nome do popular que nas últimas autárquicas lutou pela presidência da Câmara de Mirandela e nas legislativas correu por um lugar no parlamento, como governador civil de Bragança, haverá novas reacções por parte dos sociais-democratas. No entanto, para já, ainda ninguém quis dizer quais, uma vez que todos "acreditam no bom senso do Governo".

Telmo Moreno, que já tinha solicitado uma reunião com José Luís Arnault para analisar este assunto, está agora convencido de que esta "poderá já não ser necessária", porque "ainda não há nenhuma nomeação feita".

Por sua vez, o presidente da Câmara de Mirandela, José Silvano, rejeita que o nome de Domingos Doutel esteja ser contestado por ser do PP, dizendo que "o PP tem pessoas credíveis e consensuais, coisa que Domingos Doutel não é".

Apesar da polémica que se gerou em seu torno, Domingos Doutel, que actualmente se divide entre Lisboa, onde é arquitecto, e Mirandela, onde ocupa o lugar de vereador na Câmara Municipal, já mostrou a sua disponibilidade para ocupar o cargo.

Carta aberta ao PSD

Segundo noticiou o jornal Comércio do Porto, assim que Telmo Moreno tomou conhecimento da indicação de Domingos Doutel para governador civil de Bragança, enviou de imediato uma carta a José Luís Arnaut. Nessa missiva, o presidente da Comissão Política Distrital do PSD afirmou que "deve haver suspensão imediata dessa vontade expressa porquanto nem o CDS tem qualquer suporte político no distrito (não tem presidência de Câmara nem deputados eleitos) (...) nem expressão político-partidária (...)". Na carta o dirigente laranja referiu ainda que Domingos Doutel "já fez insinuações pouco dignas e abonatórias ao partido, aos militantes e ao próprio Dr. Durão Barroso, afirmando, entre outras coisas, que ele não tinha espírito de líder".

Telmo Moreno espera por isso que não seja entregue a Domingos Doutel "um dos cargos com maior peso no contexto da região".



PARTILHAR:

Presidente da Cãmara de Praia da Vitória em Toronto

PSP fez operação stop