Pelo menos quatro instituições privadas lucrativas de apoio social do distrito de Vila Real correm o risco de encerrar, na sequência de várias inspecções da Segurança Social. Em causa estão, sobretudo, licenças de funcionamento que garantem a segurança e a qualidade dos serviços prestados a crianças, idosos ou pessoas com deficiência.

Rui Santos, director do centro distrital de Segurança Social, disse que \"está a decorrer um processo contencioso que levará ao encerramento das instituições\", não aceitando revelar quais. Recorde-se que, recentemente, seis instituições privadas de solidariedade social viram o apoio suspenso, por 65 dias, devido a incumprimentos dos protocolos com a Segurança Social, depois de terem aceite fornecer refeições às escolas, pagos via câmaras municipais.

Entretanto, Rui Santos informou, também, que em todo o distrito são já 2025 as pessoas a receber o Complemento Solidário a Idosos, o que corresponde a 90% dos pedidos. Em média, cada um recebe 100 euros mensais, além da reforma.

Este ano, o Complemento Solidário a Idosos só foi atribuído a pessoas com mais de 70 anos, mas, a partir de 2008, vai ser atribuído a partir dos 65 anos.



PARTILHAR:

Matadouro do Cachão

Proximidade de fronteira