O Núcleo da Cruz Vermelha de Mogadouro (NCVM) está a formar a primeira Unidade de Socorro do distrito de Bragança. Ao todo, são 30 as pessoas de que estão receber formação específica. Os novos recrutas ficarão operacionais no final de Março. A nova unidade visa complementar outras instituições no socorro e auxílio às populações, com especial atenção no campo da saúde.

De momento foi já adquirida uma ambulância, estando nos planos da Cruz Vermelha de Mogadouro a aquisição de uma segunda viatura.

Segundo António Felgueiras, dirigente do NCVM, não é intenção do novo grupo operacional sobrepor-se a outras unidade de socorro existentes no concelho, como é o caso das corporações de bombeiros, mas sim complementá-las, já que cada um tem missões específicas.

Com uma população envelhecida, como sucede nos concelhos do interior, e com as grandes distâncias que há para se chegar aos hospitais centrais e distritais, os futuros operacionais poderão ser um acompanhamento importante.

Para Irene Barbosa, formadora na área do socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa, o principal objectivo dos novos voluntários é o de ajudar a salvar vidas.



PARTILHAR:

Estrada, feita nos anos 70

Embaixador português confia em apoio efectivo de Lisboa